terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia da Educação


Hoje, 28 de Abril, é comemorado o Dia da Educação. Em verdade, a Educação não precisa de um dia específico para ser lembrada, uma vez que ela é o princípio de nossa própria formação como seres humanos e cidadãos.

Como não poderia deixar de ser, recordemos uma passagem do grande educador brasileiro Paulo Freire:

"O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. É nesse sentido também que a dialogicidade verdadeira, em que os sujeitos dialógicos aprendem e crescem na diferença, sobretudo, no respeito a ela, é a forma de estar sendo coerentemente exigida por seres que, inacabados, assumindo-se como tais, se tornam radicalmente éticos. É preciso deixar claro que a transgressão da eticidade jamais pode ser vista como virtude, mas como ruptura com a decência. O que quero dizer é o seguinte: que alguém se torne machista, racista, classista, sei lá o que, mas se assuma como transgressor da natureza humana". (Paulo Freire)

Um comentário:

  1. Olá meninas, o blog ficou ótimo, do jeito de vcs como sempre. As postagens estao muito boas. Tragam mais novidades pra nós.
    Dany Rabelo

    http://valorizandoosaber.blogspot.com/

    ResponderExcluir